Skip to content

Representação de redes

Arquitetos e administradores de rede devem ser capazes de mostrar como suas redes serão. Os diagramas de redes geralmente usam símbolos para representar os diferentes dispositivos e conexões que compõem uma rede. Exemplos:

Exemplos de símbolos de dispositivos finais

Exemplos de símbolos de dispositivos intermediários

Exemplos de símbolos de meios de rede


Um diagrama fornece uma maneira fácil de entender como os dispositivos se conectam em uma rede grande. Este tipo de “fotografia” de uma rede conhecido como um diagrama de topologia.

Além das representações, é utilizada terminologia especializada para descrever como cada um desses dispositivos e mídias se conectam:

  • Placa de interface de rede (NIC): Uma NIC conecta fisicamente o dispositivo final à rede.
  • Porta física: Um conector ou tomada em um dispositivo de rede onde a mídia se conecta a um dispositivo final uo outro dispositivo de rede.
  • Interface: Portas especializadas em um dispositivo de rede que se conectam a redes individuais.

Os diagramas de topologia são documentação obrigatória para qualquer pessoa que trabalhe com uma rede. Eles fornecem um mapa visual de como a rede está conectada. Existem dois tipos de diagramas de topologia: físicos e lógicos.

Este tipo de diagrama ilustra a localização física dos dispositivos intermediários e a instalação dos cabos.

Exemplos de símbolos de meios de rede

Os diagramas de topologia lógica ilustra os dispositivos, portas e os esquemas de endereçamento de rede. Você pode ver quais são dispositivos finais estão conectados a quais dispositivos intermediários e que tipo de mídia está sendo utilizada.

Exemplos de símbolos de meios de rede