Tipos de Malware
O termo Malware é um software mal-intencionado que os criminosos digitais usam para realizar suas atividades. É uma abreviação de “Malicious Software”. Um Malware pode ser usado para roubas dados, ignorar controles de acesso, causar danos ou comprometer um sistema.
Tipos mais comuns de Malware:
-
Spyware: Monitoram as suas atividades online e podem registrar todas as teclas que você pressiona no teclado, bem como capturar quase todos os dados, incluindo informações confidenciais pessoais.
-
Adware: É frequentemente instalado com algumas versões de software e é projetado para fornecer anúncios automaticamente a um usuário, na maioria das vezes em um navegador Web. É comum o adware vir com spyware.
-
Backdoor: Usado para obter acesso não autorizado, ignorando os procedimentos normais de autenticação para acessar um sistema. Um backdoor funciona em segundo plano e é difícil de detectar.
-
Ransomware: Projetado para manter um sistema, ou os dados incluídos nele, presos até que o pagamento seja feito. O ransomware geralmente funciona criptografando os dados para que você não possa acessá-los.
-
Scareware: Usa táticas de “medo” para induzi-lo a tomar uma ação específica. Consiste principalmente em janelas com o estilo do sistema operacional que aparecem para alertar que seu sistema está em risco e precisa executar um programa específico para que ele retorne à operação normal. Se você executar o programa, seu sistema será infectado por malware.
-
Rootkit: Foi projetado para modificar o sistema operacional para criar um backdoor, que os invasores podem usar para acessar seu computador remotamente. A maioria dos rootkits utiliza vulnerabilidades do sistema operacional para escalonar privilégios e modificar arquivos de sistema.
-
Virus: Um tipo de programa de computador que, quando executado, se replica e se anexa a outros arquivos executáveis, como um documento, ao inserir seu próprio código.
-
Trojan horse (cavalo de tróia): Realiza operações mal-intencionadas mascarando sua verdadeira intenção. Os cavalos de tróia exploram os privilégios de usuário e são encontrados com mais frequência em arquivos de imagem, áudio ou jogos.
-
Worms: Tipo de malware que se replica para se espalhar de um computador para outro. Ao contrário do vírus, que requer um programa host para ser executado, os worms podem ser executados por si próprios. Além da infecção inicial do host, eles não exigem a participação do usuário e podem se espalhar rapidamente pela rede.
Sintomas de Malware
Section titled “Sintomas de Malware”Sintomas comuns a serem observados:
- Dispositivo mais lento, devido ao aumento do uso de CPU
- Computador travando ou congelando frequentemente
- Diminuição na velocidade de navegação na Web
- Problemas inexplicáveis com conexões de rede
- Arquivos modificados ou excluídos
- Há presença de arquivos, programas ou ícones de desktops desconhecidos
- Processos ou serviços desconhecidos em execução
- Programas se desligando ou se reconfigurando sozinhos
- E-mails enviados sem o consentimento ou conhecimento do usuário